A Lenda

Há o mito de que as coisas vão passar. Uma esperança traiçoeira que nos faz crer que em algum momento tudo vai se resolver e melhorar. Uma esperança cruel baseada no que gostaríamos que acontecesse, no quão intensamente e pacientemente esperamos pela melhora e pelas resoluções.

Essa espera parece funcionar, pois chega ao ponto de confortar e até de nos fazer sentir bem... Até que nunca. A gangorra não para, o vai e vem continua, os problemas persistem. A lenda então se consolida nos sentimentos dilacerados, nas esperas tolas e no cansaço irremediável. Ao ponto de desistirmos de tudo. Vamos da paciência para a intolerância, da aceitação a refutação, da confiança para o medo. Somos seres estranhos se esquivando das responsabilidades, entregues às fantasias de criança.

Não, as coisas não vão melhorar. Tudo não vai se resolver sozinho. Não vai ficar tudo bem em algum momento. São muitos clichês alimentados diariamente que adiam nossas alegrias, tornam superficiais nossas mudanças, e nossa fé impotente - isso por se fundamentar em coisas solúveis e inacabadas. E eu até entendo porque acreditamos tanto assim! Nos levamos a pensar positivo e a reagir tranquilamente. Que o tempo pode resolver por nós. Quando mais deveríamos encarar os fatos e a realidade, mais no revestimos de consolos paliativos emocionais, mitologias sociais, alimentando nossa mente com as drogas da facilidade e casualidade. Ficamos dopados com esses clichês consoladores e todo impulso para mudança é castrado. E a mudança que vem, sim até vem, é superficial, falha, incompleta. Não existe mudança genuína sem ação ou providência consciente.

Que alteração se pode esperar dos corpos que se mantêm na mesma condição? O que melhora sem esforço? Em meio a desordem, se espera uma mágica organização? Que o emocional se restaure sem empenho? Que a razão se amplie sem conhecimento? Que tudo chegue sem remetente ou pedido pelo correio? Qual serventia tem uma fé que não reage, que não leva o corpo a agir? Em meio aos escombros, se espera que o entulho seja retirado sozinho? Em meio a zona, se espera encontrar conforto?

Somos seres feitos de contradições. Adiamos o que mais queremos por inocência ou preguiça, ao acreditar que em algum momento os benefícios virão do nada. Mas do nada, nada é. A realidade é cruel - isso o sabe qualquer um que se mantenha acordado nela. A realidade precisa ser enfrentada - caso queira amenizar seus danos e tudo que não está sob controle. Substitua tua fé por ações que façam a melhora acontecer.

O caos pode não ser algo que você buscou, mas tua permissão garante se o caos se manterá ou não. E para saber se está resolvendo, para ter certeza de que tudo está ficando bem e de que isso não é mais uma alucinação: Certifique-se de que você não está sentado, esperando, sonhando, parado!!! Não existe controle remoto para a mudança. Não existe uma fila em que algum momento sua vez vai chegar. Se espera que as coisas melhorem, acorde: sozinhas elas não vão! FAÇA-ALGUMA-COISA. Sempre há uma esperança pra quem não senta e espera.


Assinado: Jéssica Flávia Oliveira.
/Grafites do Artista Banksy

 

1 comments:

  1. Surpreso pelo texto. Não pensava sobre o assunto, me levou a refletir. De fato, minhas mudanças significativas se fizeram no caos. Mas o sentimento de que "tudo vai dar certo" também é um conforto para os que optam por ouvir seus sentimentos e intuições. Enfim, parabéns! Continue escrevendo, acaba de ganhar mais um adepto. ��

    @mariorpires

    ResponderExcluir

 

Blog Archive

Visits