Uma alegria

Hoje não tem poesia nem rima, mas tem prosa de uma alegria.

Tive trégua dos dilemas, dos problemas, me abstraí daquela tristeza. E acredito que alegria seja isso: um sentimento breve que não combina com a realidade amarga, que faz a gente se sentir leve, levitar a alma, como se isso fosse possível, como mágica.

Hoje não tem distância, tem abraço. Hoje tem riso e lágrima - sim, lágrima. Me desculpa mas não evitei chorar de alegria, de emoção, por sentir essa sintonia, esse consolo que vem junto com o riso compartilhado. Uma espécie de amor correspondido, de respeito vivido, direitos emancipados e bem administrados.

Hoje teve graça, a graça de lançar boas novas e recebê-las de volta multiplicadas. Saber que o bem que me fizeram, fez bem de lá também. Um dividir sem diminuir, fazendo a alegria durar mais, esticando-a, como se ela fosse tangível e maleável. Mas que mesmo assim deformada, a alegria continua linda, sendo sincera, encanta.

Hoje teve simplicidade. O que se quis dizer foi dito, o que se quis fazer foi feito, não se mediu esforços para simplificar e tocar. Nesse toque, fortalezas caem, esquadrões de guerra são desarmados, sobrando a casa humilde, a roupa gasta, mas um coração gigante feito de interesses puros, que abrem o riso, destravam as esperanças, adoçam a boca, reavivam o gosto na vida.

Hoje não tem solidão, tem independência. Não tem abandono, tem quem faz questão. Questão de entender, questão de perdoar, questão de permanecer. Hoje tem diferenças mais do que todas as outras fases, e todas elas estão expostas, nuas sobre a mesa, na copa, no meio da casa. Hoje todos se olham, encaram de frente o eu do outro, a liberdade do outro, tem respeito ao desejo do outro. Porque o desejo maior é aproximar.

Hoje tem alegria, hoje ela veio visitar. Fiz café, ajeitei o que pude pra ela ficar. Mas sei que a qualquer momento ela pode partir. Hoje tem alegria, mas amanhã pode não ter, e tudo bem. Porque além do hoje, tem amigos, tem família, tem casa e calor. Falta grana e a fama, mas olha a paz: tímida ou escancarada, ela satisfaz.

Assinado: Jéssica Flávia Oliveira.
/Foto de Autor Desconhecido

   

2 comments:

 

Blog Archive

Visits