Pelo direito de ficar bem


Não quero prolongar meu luto. Faz alguns dias que fui ao meu enterro, ao nosso enterro. E pouco tempo depois já quero sair de vermelho, ameaçar a tristeza com minhas gargalhadas, feitas de motivos bobos, e engolir seco cada lágrima que quiser me denunciar.

Não quero estender minha tristeza - alguém me julgará por isso? Não acho que haverá resolução me ausentar e me esconder, sentindo ao máximo o quanto esse fim me perfurou, remoendo cada sensação de perda e vazio, de planos estilhaçados. Não adiantará meu silêncio, minha angústia, não adianta me trancar de todas as possibilidades felizes. Alguém me acusará por isso? Por não querer chorar mais? Por encontrar razões para sorrir em meio a tantas frustrações? Alguém me apontará o dedo ou me atingirá com pedras por eu não querer mostrar pro mundo o quanto está ruim? Vivi um bocado para não querer me afundar em ansiedades, em minhas próprias angústias. Há gente para tudo nesse mundo. Sim, me julgarão por isso. Serei apedrejada, ignorada, difamada. Dirão que não tenho sensibilidade, que não tenho coração.

Aviso para vocês. É por ter coração que cansei de tanto luto. Já lutei contra depressão e o desejo por dar um basta cessando minha vida. Também já lutei pela vida quando a falta de saúde quis ameaçar. Podem julgar. Por mais pesada e intensa que seja a dor que sinto, me entregar a ela é um risco, risco de perder a razão, perder tempo, perder vida, perder oportunidades maravilhosas de crescer, de perdoar, de me refazer muito melhor.

Não quero lenços de papel ou um travesseiro. Se me deixar sozinha eu me perco, facilmente me desfarelo em pensamentos, em tormentos que crio ou aumento. No luto, leve-me para sair. Um nascer do sol seria lindo. E de preferência assisti-lo ao lado de quem me feriu.

Assinado: Jéssica Flávia Oliveira.
/Foto de Helena Braz

1 comments:

  1. Ótimo blog Jéssica Flávia, sempre que tenho um tempo leio os seus textos (por sinal muito bem elaborados). Parabéns pelo conteúdo e pelo visual do blog. Abraços!

    ResponderExcluir

 

Blog Archive

Visits